A hipnose na luta contra os distúrbios alimentares

Tempo de leitura: 5 minutos

A hipnose na luta contra os distúrbios alimentares
A hipnose na luta contra os distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são doenças de ordem emocional que afetam um número muito grande de pessoas ao redor do mundo. Entre os mais conhecidos, estão a bulimia e a anorexia, que são amplamente discutidos pela mídia, mas ainda existem outros importantes distúrbios como o picacismo, a vigorexia, o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), entre outros, que merecem atenção e conhecimento.
Os distúrbios alimentares costumam surgir pela combinação de uma série de fatores que vão desde a cultura da magreza, impostas pela mídia e pela sociedade, até pressões sociais, dinâmica familiar e dificuldades para lidar com questões emocionais como a perda de um ente querido, o fracasso de um relacionamento amoroso, o enfrentamento de bullyng etc. Há de se dizer ainda que outras doenças como transtorno bipolar, dependência química e depressão podem levar aos transtornos alimentares.
Mas, afinal, o que é cada uma dessas doenças e como combatê-las? Essas são perguntas que fazem parte do cotidiano de milhares de famílias que enfrentam o dia a dia de pacientes com transtornos alimentares. Infelizmente, não há medicamentos que combatam essas doenças, já que o fundo de todas elas é emocional, porém um tratamento multidisciplinar torna-se necessário e fundamental na luta contra os transtornos. Psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais vêm, há anos, auxiliando esses pacientes e seus familiares, mas na última década um novo profissional surgiu para somar muito nessa luta, trazendo resultados rápidos e eficientes: o hipnólogo.
Muitos se perguntam como a hipnose pode ajudar na luta contra os distúrbios alimentares, mas a resposta é simples: a hipnose é uma técnica capaz de reprogramar a mente do paciente que, durante um estado de relaxamento muito profundo, conhecido como transe, fica aberto a receber conselhos, estímulos e a aceitar as sugestões dadas pelo hipnólogo, sem qualquer tipo de pré-julgamento ou preconceito. Nesse momento, o profissional reprograma a mente do paciente com o objetivo de mudar conceitos, verdades e eliminar aquilo que causa dor, medo e sofrimento. É como se fosse um exercício de aprendizado, porém com resultados muito mais certeiros, uma vez que, durante o transe, o paciente tem uma capacidade incrível de assimilar o que é dito. Em poucas sessões, é possível notar uma mudança extremamente significativa, o que faz com que a hipnose já seja considerada uma importante aliada na luta contra os distúrbios alimentares.
Vamos conhecer um pouco mais das características de cada um desses distúrbios e ajudar quem sofre com eles?

Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP): caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos, leva ao ganho de peso e, consequentemente, à obesidade. Muitos dos pacientes sentem até vergonha de comer em frente a outras pessoas e, por isso, comem de forma solitária ou escondida, se isolando cada vez mais. Difere-se da bulimia principalmente pelo ato de comer não ser sucedido de atos como forçar o vômito, tomar laxantes e praticar atividades físicas em excesso.

Quais são os tipos de distúrbios alimentares?

Picacismo: nessa doença, os pacientes ingerem substâncias sem qualquer valor nutritivo, como terra, cinzas de cigarro, barro etc, podendo levar a quadros importantes de intoxicação. Em geral, esse comportamento está associado a outras doenças como a esquizofrenia.

Vigorexia: pacientes apresentam uma preocupação extrema em serem musculosos e muito fortes, mas percebem-se como fracos e pequenos, bem diferente da realidade. Fazem exercícios de força de forma exagerada e ingerem muitos suplementos alimentares e até anabolizantes, causando diversos problemas à saúde e podendo levar à morte.

Bulimia nervosa: nesse distúrbio alimentar, os pacientes comem exageradamente, sem controle, e, para “compensar”, provocam vômitos e/ou fazem o uso de laxantes para provocar diarreia e, assim, evitar o ganho de peso. Essas pessoas são muito preocupadas com a forma física, mas sentem total descontrole diante da comida.

Talvez você goste de ler também:

Compulsão alimentar tem cura

Por que a hipnose é indicada para emagrecer com saúde

Acelere a perda de peso com a ajuda da hipnose

Anorexia nervosa: na anorexia, o paciente tem uma grave distorção de sua própria imagem, se enxergando extremamente acima do peso até em situações de desnutrição e magreza excessiva. Pacientes com anorexia perdem peso de forma preocupante através de dietas super restritivas, excesso de exercícios físicos e até pelo uso de medicamentos para emagrecer.

Agora que você já sabe a diferença entre os principais distúrbios alimentares, é hora de lutar contra essas doenças. Se você sofre com qualquer um desses problemas, ou conhece alguém que sofra, procure ajuda de um hipnólogo. Para hipnose Florianópolis, você poderá agendar seu atendimento presencial ou online, ou ainda adquirir uns dos produtos de minha loja. Tudo para que você possa mudar seus hábitos e adquirir mais saúde.

Tem dúvidas? Me chame no whastapp 48 98829.9058

Abraços

Hipnólogo Fabiano Amorim

Book an appointment with Hipnologo Fabiano Amorim using SetMore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.