Ansiedade

Controle da ansiedade com ajuda da hipnose.

Qual é o impacto da falta de controle da ansiedade? A ansiedade é uma característica biológica que antecede momentos de perigo real ou imaginário, causando sensações corporais desagradáveis. Nossas vivências interpessoais ou lembranças podem ser a causa destas manifestações.

Nossas lembranças estão carregadas por uma energia emocional que faz com que tenhamos ações por vezes indesejadas. Quando essa energia relacionada a memória é negativa, traz consigo as aflições e medos contidos nela e ficamos sem controle da situação, nos sentimos bloqueados. Um bom exemplo é o caso de pessoas que não conseguem mais dirigir após um acidente.

A hipnose através da regressão leva-nos até a emoção contida na memória a fim de liberá-la, dar vazão aquele sentimento, tornando-a uma simples lembrança, sem a carga emocional.

A hipnose auxilia no controle da ansiedade, levando-nos a uma vida mais saudável, evitando excessos, vícios e outros males que a ansiedade possa causar. Chamada de mal moderno, a ansiedade não tem “cura”, mas podemos controla-la, pois um pouco de ansiedade até faz bem, o problema é o excesso.

Segundo Drauzio Varela:

– Se você é visto como alguém de estopim curto, que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem muita dificuldade para relaxar, provavelmente chegou a hora de procurar um médico para avaliar esse estado permanente de tensão e falta de controle da ansiedade;

– Se você cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos, tente pôr ordem não só na sua agenda, mas também na sua rotina de vida, sem esquecer de reservar um tempo para o lazer. Se não conseguir sozinho, não se envergonhe, peça ajuda.

A ansiedade age de formas diferentes nas pessoas: uns tentam amenizá-la com a comida, o que os levam a engordar e nunca vencerem uma dieta. Outros descontam em vícios como o cigarro ou a bebida.  Temos ainda aqueles que até mesmo  se auto flagelam roendo unhas por exemplo. Enfim, a ansiedade quando elevada e sem controle só fará mal e poderá em alguns casos levar a depressão ou taquicardia. Seus picos, muitas vezes não percebidos por nós, como o vício em jogos, por exemplo, podem acabar sendo uma péssima companhia.

Hipnólogo Fabiano Amorim

Hipnólogo/Hipnoterapeuta – Florianópolis, Brasil e Portugal.