Esportes

Esportes Hipnose e performance – Aumente seu rendimento esportivo com a hipnose

Como dizia Ayrton Senna, um dos maiores atletas e esportistas deste mundo: “Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”.
Há muitos anos o ser humano utiliza a hipnoterapia (terapia com o uso de hipnose), como um método eficiente para tratar fobias, doenças psicossomáticas, controlar a ansiedade, elevar a autoestima e uma série de outros benefícios. Nas últimas décadas com a criação das técnicas da PNL (Programação Neurolinguística) a hipnose passou a ser adotada no mundo empresarial como forma de motivar equipes e executivos a melhorar em seus negócios, controlando a ansiedade e aliviando o estresse gerado pela correria que esse mundo exige de seus participantes. O crescimento dessa ferramenta se deu também no campo publicitário, que se utiliza da hipnose através de mensagens subliminares.

A hipnose voltada para o esporte, por sua vez, pode auxiliar no controle de dietas, disciplina, aumento dos reflexos, concentração, atenção, agilidade, velocidade e ainda controlando a ansiedade, visando a melhora do condicionamento físico, a busca por melhores resultados ou apenas para o ganho de saúde, o que já é por si só um ótimo motivo.

A popularização da hipnose chegou ao campo esportivo e teve sua participação aumentada consideravelmente nos últimos 20 anos. Em países como Rússia, EUA e China, que podem ser considerados grandes potências do esporte mundial, essas técnicas já são utilizadas a muito mais tempo, porém no Brasil ainda estamos numa longa fase de adaptação, talvez pela falta de investimentos nos esportes que não seja o futebol, ou até mesmo pelo não conhecimento desta ferramenta.

Para alguns atletas, a busca incessante por melhores resultados pode levar a fadiga e ao estresse, e a hipnose pode ser uma ferramenta muito eficaz no equilíbrio necessário do corpo e da mente, além de poder tratar todos os efeitos das atividades físicas sem necessidade de utilizar  medicamentos.

As técnicas de hipnose aplicada ao esporte inserem gatilhos na mente subconsciente, que são automaticamente  disparados em momentos pré determinados para a atividade “x” a ser desempenhada. Por exemplo:  um nadador que, ao jogar-se na água, precisa aplicar toda a sua concentração no movimento das pernas e braços para  ganhar mais velocidade.

Tais técnicas atuais consistem em levar a pessoa a um relaxamento profundo onde os gatilhos são inseridos pelo profissional, visando os objetivos escolhidos pelo hipnotizado, sejam eles a melhora nas atividades físicas, dietas, concentrações nos estudos e regressões para desbloqueio de eventos negativos que lhe causem algum transtorno ou desconforto.

Hipnólogo Fabiano Amorim

Hipnólogo/Hipnoterapeuta – Florianópolis, Brasil e Portugal.