Fale comigo
FAQ - O que é hipnose?
18372
page-template-default,page,page-id-18372,bridge-core-2.9.4,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.5,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-15309,elementor-page elementor-page-18372

O QUE É HIPNOSE?

Hipnose é uma forma de comunicação, uma comunicação especial e efetiva. Pode ser assim como a comunicação comum, verbal ou não verbal. O mais importante nas técnicas de comunicação hipnóticas é a forma de falar, ao invés do que falar.

O QUE É AUTO HIPNOSE?

É a comunicação efetiva que realizamos com nós mesmos. Essa comunicação se dá através do nosso diálogo interno. Quando dizemos a nós mesmos que não conseguimos, nem ao menos tentamos, ficamos parados, sem ação e desistimos de agir. Isso é um comando que todos nós realizamos e que nos sabota no dia a dia, sem que percebamos, pois afinal muita gente não sabia que isso é auto hipnose.

O QUE É TRANSE?

É um estado alterado de concentração. Como quando estamos vendo um filme e nem percebemos a movimentação das pessoas ao nosso redor.

É NECESSÁRIO O TRANSE PARA SE FAZER HIPNOSE?

O transe é um fenômeno que pode ocorrer com a hipnose ou não, portanto independe um do outro. Acreditávamos antigamente que para que a hipnose funcionasse seria necessário o transe. Hoje sabemos que isso não é necessário, porém se ocorrer é uma experiência boa para que está sendo hipnotizado.

O QUE É REGRESSÃO?

A regressão de memória, é um fenômeno natural, qualquer pessoa que resgatar uma memória regredirá no tempo, buscando a memória do passado. Portanto não há necessidade de haver hipnose para tal fenômeno. No entanto, com técnicas de hipnose é possível irmos mais a fundo nas memórias. Já com técnicas de hipnoterapia, é possível ainda tratar problemas relacionados a memórias desagradáveis do passado.

REGRESSÃO DE VIDAS PASSADAS É PSSÍVEL?

A ciência não consegue comprovar a existência de outras vidas. Por isso, esse assunto e debate fica mais no campo da crença do que da ciência. E isso depende de cada pessoa. O que é necessário saber é que há na regressão a memória falsa, afinal nossa memória pode ser afetada por diversos fatores, e nem sempre será a realidade dos fatos que ocorreram, e sim o sentido e significado do que percebemos no momento, ou que criamos, e que foi gravado em nossa mente.

QUEM PODE SER HIPNOTIZADO?

90% da população. Isso porque a hipnose é uma forma de comunicação e quase todos estão aptos a se comunicarem. Porém alguns fatores são dignos de citação: Pessoas sob efeitos de drogas, medicamentos, portadores de alguns problemas mentais, e psicológicos, podem não entender o que se está comunicando.
Há dois princípios básicos para a hipnose acontecer: que seja entendido o que se diz, e que seja aceito o que se diz.
Vale ressaltar também que a hipnose clássica que procura o transe para que possa realizar algumas atividades anestésicas e de entretenimento, atingem o nível de transe sonambúlico, e isso nem todos estão preparados ou conseguem atingir. Mas o que sempre digo é que o transe não é necessário para que a hipnose moderna funcione, e consequentemente a hipnoterapia

O QUE É HIPNOTERAPIA?

É a terapia através do uso de técnicas de hipnose. Normalmente são usadas técnicas da hipnose Ericksoniana, Clássica e Programação Neuro Linguística.
Alguns terapeutas, costumam adicionar algumas técnicas para complementar a terapia, visto que a hipnose como ferramenta é excelente, mas não necessariamente precisa ser a única, visto que tantas outras também funcionam.
Técnicas de auto hipnose, meditação, psicologia positiva, hoponopono, mindfulness, terapia comportamental, terapia cognitiva comportamental, entre outras.

QUEM PODE FAZER HIPNOSE E HIPNOTERAPIA?

A hipnose pode ser realizada por qualquer pessoa que conheça suas técnicas. E para isso há inúmeros cursos por até 37 reais que ensinam técnicas, e de forma online.
A hipnoterapia pode ser realizada por pessoas que possuem maiores conhecimentos das técnicas e que fizeram cursos voltados para a área. Pois é necessário conhecimentos de psicologia, entre outros. E deve ser realizado por profissionais sérios e capacitados. Hoje os Conselhos Federais de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, regulamentam nestas profissões além de recomendarem o uso, assim como a OMS. Caso seu médico psiquiatra ou psicólogo não recomendem, eles apenas podem estar desinformados, peça a eles que procurem seus respectivos conselhos e peçam orientações, pois desta forma eles poderão lhe ajudar com as técnicas e ferramentas da hipnoterapia.
Ou em paralelo ao seu tratamento, você pode procurar um profissional de sua confiança e tratar com o acompanhamento do seu psicólogo ou psiquiatra.

HIPNOSE É CAUSADA PELO PODER DO HIPNOTIZADOR?

O hipnotizador deve ter conhecimento das técnicas utilizadas e ser qualificado para que possa levar, naturalmente, o hipnotizado ao transe. Para que isso ocorra, no entanto, deve haver confiança do hipnotizado para com seu hipnotizador, o que chamamos de rapport.

O HIPNOTIZADOR CONTROLA O DESEJO DO PACIENTE?

Durante a hipnose há o que chamamos de estado de vigília, quando o hipnotizado é protegido pelo seu inconsciente de fazer aquilo que não deseja. Caso o faça, é porque julgou inofensivo ou porque considera que aquela ação poderá ajudá-lo. O hipnotizador não controla esses desejos do paciente.

A HIPNOSE É PREJUDICIAL À SAÚDE?

De maneira alguma. A hipnose é inclusive recomendada por importantes instituições como a Organização Mundial de Saúde. A única contraindicação é a sua utilização por pessoas não capacitadas e pessoas mal-intencionada. Por isso, procure sempre um profissional.

PODE-SE TORNAR DEPENDENTE DA HIPNOSE?

Não! Por se tratar de um processo natural, a necessidade de tratamento vai deixando de existir a medida em que a pessoa vai encontrando a cura e conforto para suas aflições.

A PESSOA PODE NÃO VOLTAR DO TRANSE, FICAR PRESA NELE?

Não. O transe, mesmo que profundo, leva a um estado natural de sono fisiológico que será cessado quando o paciente quiser ou quando chegar o momento natural de acordar.

O SONO É A HIPNOSE?

A hipnose não é igual ao sono. É um estágio anterior, quando estamos com certo grau de consciência e podemos responder a comandos. Apesar de ser parecido do ponto de vista físico, a pessoa continua em estado de alerta, porém relaxada.

A PESSOA FICA INCONSCIENTE EM TRANSE?

A hipnose é um estado de atenção focalizada, não necessariamente o hipnotizado estará inconsciente, podendo, em casos de transe profundo, ocorrer a amnésia total devido ao desligamento de seu estado de vigília.

HIPNOSE É TERAPIA?

É uma técnica terapêutica utilizada para o tratamento de doenças psicossomáticas, traumas, entre outras, mas somente quando usada para este fim, a exemplo da hipnose clínica.

REGRESSÃO É HIPNOSE?

Pode haver regressão na utilização de técnicas de hipnose, no entanto é válido lembrar que a cultura, religiosidade e outros fatores podem levar o hipnotizado a uma fantasia ao invés de uma memória real. Mas sim, com o uso correto de técnicas hipnótica é possível chegarmos a lembranças muito antigas de nossa vida, até mesmo de quando éramos recém-nascidos

HÁ ALGUM PERIGO ENVOLVIDO DURANTE AS APLICAÇÕES?

Somente quando aplicada por pessoas despreparadas e para fins não terapêuticos. Procure sempre um profissional.

A HIPNOSE REALIZA MILAGRES?

Não há milagres na hipnose, e somente com a total confiança do hipnotizado no hipnotizador é possível ocorrer hipnose. Algumas pessoas chamam de fé, outras de pensamento positivo, e alguns dizem que basta querermos, mas através das técnicas de hipnose podemos chegar mais facilmente ao inconsciente e “moldá-lo” a hábitos saudáveis.

A HIPNOSE SIGNIFICA INCONSCIÊNCIA?

Não. Pelo fato de haver casos de transe profundo e, assim, ocorrer amnésia, muitas pessoas creem que estavam inconscientes, mas a verdade é que, mesmo nesses casos, o paciente fica consciente durante todo o processo

O HIPNOTIZADO REVELARÁ SEUS SEGREDOS?

O hipnotizado eventualmente revelará ao hipnotizador somente aquilo que julgar necessário. O hipnotizado jamais fica à mercê do hipnotizador a ponto de revelar algo que não queira.

A HIPNOSE DEBILITA A MENTE?

Pelo contrário! A hipnose reabilita a energia do hipnotizado, suaviza os sentimentos deixando a mente mais livre e leve. Importante dizer ainda que a hipnose possui técnicas de relaxamento que, por si só, já são uma importante ajuda mental.

TEM MAIS ALGUMA DÚVIDA?

Acesse o “Fale com o Hipnólogo”, tire suas dúvidas e saiba como a hipnose pode lhe ajudar a ter uma vida melhor

× Fale comigo no whatsapp!